A AEC-RJSaiba MaisSaúdeEsporte e LazerÁlbum de Fotos
Associação dos Empregados no Comércio - RJ
Cultura

Bibliotecas Virtuais

A crescente informatização da sociedade e a percepção da informação como valor são alguns dos fatores que colaboraram para modificar profundamente aquela imagem da biblioteca como lugar tranquilo e silencioso, distante da agitação do cotidiano. A nova imagem da biblioteca vem se consolidando nos últimos anos como um lugar sem paredes e, obedecendo a um novo ritmo de funcionamento, permanentemente disponível. São as bibliotecas virtuais, também chamadas digitais ou eletrônicas, assim como museus e arquivos do gênero, disponíveis na Internet. Segundo a National Science Foundation, as bibliotecas virtuais não são "simplesmente uma coleção de informações digitalizadas, mas representam um empreendimento mais amplo que envolve serviços e pessoas, e abarca todo o processo desde a criação e disseminação, até o uso e preservação dos dados".

A passagem do papel para o acervo digital suscitou várias questões em torno de direitos autorais e da extinção do bibliotecário, das bibliotecas convencionais e, para alguns, dos próprios livros. Para os mais otimistas com relação ao futuro do papel os formatos impresso e digital não são excludentes, assim como não os são os diferentes veículos de comunicação: rádio e tv, vídeo e cinema. Para eles, as bibliotecas continuarão a ser um local importante para leitura e reflexão.

Para especialistas, do departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), este processo ainda está num período de transição e o perfil do profissional de ciência da informação está se redefinindo de acordo com a incorporação de novas tecnologias específicas desta área, acompanhando também as mudanças mais amplas ocorridas no mercado de trabalho com as exigências próprias dos novos modelos econômicos e de gestão do trabalho. "Diferentemente das bibliotecas universitárias tradicionais, as bibliotecas digitais não se localizam em um determinado prédio ou edifício. Provavelmente, muitos prédios de bibliotecas irão desaparecer do campus. Outros irão sobreviver. A informação está se tornando cada vez mais digital, mas as pessoas não!"

 

Jornal
Galeria Cultural
A AEC-RJSaiba MaisSaúdeEsporte e LazerÁlbum de Fotos
direitos reservados a MODUS EMPRESARIAL